Araçais dos Açores...

      Olá!

     Enquanto o tempo vai permitindo, continuamos a usufruir de recantos reservados ao prazer de saborear a vida com outra serenidade... No passado sábado,  directamente da horta para a mesa vieram os araçais, suculentos e saborosos, colhidos por uma das minhas crianças. Há uns anos atrás trouxe dos Açores um araçaleiro, que neste Outono resolveu dar um ar da sua graça e presenteou-nos com estes pequenos e deliciosos frutos!

     Querem vê-los na minha mesa?







     Junto com os araçais, vieram para a mesa estes "pousa talheres", comprados numa feira de velharias, na cidade de Leiria, e que se tornaram o centro das atenções neste almoço informal, quase roubando o protagonismo aos araçais...






     Sabiam que os araçais, são ricos em vitamina C, em quantidade muito superior aos citrinos? São eficazes no combate à gripe e infecções, constituem um antioxidante natural e são ricos em cálcio, fósforo e ferro! Tudo boas razões para incentivar o plantio de araçaleiros...






     O sabor dos araçais lembra um pouco o da goiaba, embora seja ligeiramente mais ácido... O certo é que cá em casa todos gostam!






     Desse lado, alguém tem araçaleiros? Partlhem aqui no Cem Manias! E fico muito agradecida se alguém deixar ficar sugestões de receitas para fazer com estes frutos...






Para quem tiver curiosidade sobre estes frutos, fica aqui mais alguma informação:
1/ melhora o aspecto da pele, retardando o envelhecimento;
2/ auxilia no emagrecimento;
3/ reduz o colestrol;
4/ reduz os níveis de pressão arterial;
5/auxilia na prevenção de doenças cardíacas,
6/ dá mais resistência fisica;
7/ previne  a acidez do estômago;
8/regula o aparelho digestivo;
9/ eficaz no tratamento de infecções da boca e garganta.

Vamos lá comer araçais!




 Uma boa semana para todos e mais uma vez o meu muito obrigada por gostarem de passar por aqui!

Manuela

Comentários

  1. Hola Manuala querida! Que rico el aracais y que delicada y hermosa mesa z, que tengas un óptimo comienzo de semana
    Besos

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito desta mesa, tudo muito bonito :)
    Beijos
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Annabelle! Beijinhos para ti e para o pequeno Lucas.

      Eliminar
  3. Olá Manuela, nunca tinha ouvido falar dessa fruta?! Nem nunca tinha visto...
    Os famosos porta talheres :) Fazem um vistão! Valeu a pena ir a Leiria!Por todos os motivos :) :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Como sempre, fotos maravilhosas de uma mesa tão romântica, como a cor dos frutos.
    Sou-lhe muito sincera, nunca ouvi falar de araçais, nem mesmo quando visitei os açores.
    um beijinho e uma excelente semana.
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Maria João? Aposto que os seus Tesourinhos iam gostar! Os meus adoram...
      Beijinho

      Eliminar
  5. Acreditas que nunca provei este fruto - e logo eu, louca por fruta? Araçais, hein? Vou ficar atenta e, quando vir, compro!
    Parabéns por mais esta mesa, ultra-chique, ainda mais para mesa de jardim.
    Quanto a receitas, Manuela, já sabes que bates aqui à porta errada. Pfffff! Mas comê-las já é comigo, eheheh!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miú! Aí na terra de nuestros hermanos há mercados de fruta fantásticos, não me admirava nada que os encontres por aí!!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que ricos Manuela!
    Esa mesa con todos los encajes,manteles individuales y demás,al aire libre,es una fiesta para los sentidos!
    Te deseamos una feliz semana y muchos besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias chicas!! São muito amáveis... Besos e feliz fim de semana.

      Eliminar
  7. Cara Manuela,
    Não conhecia, mas têm ótimo aspecto!
    Quanto à mesa, estava impecável, como sempre!
    Beijinhos e Boa Semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia! Acredite que são mesmo bons! Obrigada:) Bom fim de semana!

      Eliminar
  8. ¡Qué maravilla de mesa, Manuela! Todo es bonito en ella, la vajilla, la cristalería, la cubertería, el encaje... ¡Un deleite para la vista!. Y esos frutos no los conocíamos, habrá que buscarlos por aquí.

    Un beso enorme de las dos

    J&Y

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias chicas! Fico contente que tenham gostado! Besos e feliz fim de semana!

      Eliminar
  9. Olá Manuela,

    Não fazia a mínima ideia desse fruto... parecem tão pequeninos, mas isso come-se mesmo assim crú?
    Uma novidade completa para mim :-)
    Mas pelas propriedades benéficas até a mim me apetece ter uma planta dessas...
    A sua mesa de Outono está muito bonita e esses guardanapos... Um mimo!

    Beijinhos grandes e uma excelente semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, claro que se come cru, como outro fruto qualquer. Há quem faça sobremesas deliciosas com ele! Fico contente que tenha gostado. Os guardanapos e os individuais foram mandados fazer. Beijinhos

      Eliminar
  10. Gente,

    Nunca ouvi falar de araça.

    Bonita é. Mas temo que não vou gostar, pois não gosto de goiaba e vc disse que o gosto é muito parecido...kkk

    A mesa como sempre LINDA!!!

    Boa semana pra vc.

    Bjinhos
    Isabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabela, sabe que este fruto é oriundo das florestas amazónicas?! E é muito comum aí no Brasil... Bom fim de semana, beijinhos

      Eliminar
  11. Manuela, nunca ouvi falar desse fruto, tem bom aspeto, a mesa está posta 5 estrelas, como de costume, beijo amiga

    ResponderEliminar
  12. olá Manuela. curioso que, enquanto mulher que esteve nos Açores a trabalhar, há uns anos é certo, não me lembro de ver por lá estes frutinhos. tenho de fazer uma revisão. quanto a receitas, não sei nada, para grande pena minha. os pousa talheres também têm a sua graça. boa semana. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia, os pousa talheres foram comprados naquela feira em Leiria, durante o encontro de blogers. Mas julgo que a Mia já se tinha ausentado. Bom fim de semana, beijinhos

      Eliminar
  13. Dearest Manuela,
    You had me searching for this fruit and its botanical name is: Psidium Cattleianum or STRAWBERRY GUAVA.
    Here you find maybe some ideas: http://foodwithameaning.wordpress.com/2012/11/19/batido-ou-sobremesa-de-araca/
    Love the way you styled with these strawberry guavas; lovely photos!
    Enjoy them.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Mariette, thank you very mutch! You are so sweet! Hugs and have a nice weekend.

      Eliminar
  14. Comi muitos desses no pé, no sítio de meus pais. São deliciosos, mas precisava chegar antes dos passarinhos...Bela mesa, como sempre, adorei o detalhe da renda nos guardanapos com os detalhes dos copos. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helka! Por aqui o meu filho mais novo consegue ser mais rápido que os pássaros! rsrs Bom fim de semana, beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Manuela!
    Não conheço essa fruta de nome araçai... Nunca a vi mas a sua cor é lindíssima... e os frutos dispostos nessa bela travessa branca além de "encherem os olhos", despertam o apetite que se fartam...
    Pois estive em Caldelas, perto de Braga, mas já vou a caminho de casa.
    Abraço. Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera! Esteve muito,muito, muito pertinho de mim!! Da próxima avise que terei imenso gosto em conhecê-la!
      Obrigada! Um abraço.

      Eliminar
  16. Romã mini? Nada disso!Mas devo gostar,gosto da fruta com travo a ácido!Gosto de branco,de passarinhos,de rosas, de rendas (crochet),dos nós da
    madeira,e do perfume do campo, e da Manuela!
    Um Dia vou plantar araçaleiros ! E depois vou comer muitos araçais!Até lá vou ver se os "apanho"!As suas crianças,só podem ser Felizes,sei de cor,o que é apanhar a fruta da árvore e saboreá-la logo ali!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, sabe que parece mesmo uma romã em miniatura?! Também gosto de tudo o que enumera por aqui... Apanhar fruta da árvore?! Então eu não sei o que isso é?! A minhas crianças são muito felizes, sem dúvida! E eu também... Beijocas grandes!

      Eliminar
  17. Olá Manela
    Os araçais são um frutos da minha infância ,tinhamos uma vizinha que tinha uma árvore ,era uma festa ir lá a casa .
    Gosto desse fruto mas receita não tenho nenhuma ,vou esperar a ver o que vai partilhar .
    Já recebi o seu email :P
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu, Já vi que sabe do que falo!!
      Estou curiosa por ver a sua publicação... Beijinhos

      Eliminar
  18. Não conheço e se já a vi á venda não prestei atenção.
    O que nunca passa despercebido por aqui são as lindas fotos.
    Um dia quando for uma dona de casa perfeita vou fazer mesas lindas assim, na rua para apreciar o calor do sol e a aragem da noite.
    Fico sempre encantada quando aqui venho espreitar.
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pintinha, não queira nunca ser uma dona de casa perfeita!! Olhe que eu não sou, de todo!! O essencial é viver cada momento da melhor forma possível... Beijinhos e muito obrigada pelo carinho.

      Eliminar
    2. Olá Manuela,

      Peço desculpa por interferir nesta resposta ao comentário da pinta roxa... Mas o que escreveu acima deixou-me a pensar 'no tentar ser uma dona de casa perfeita...' E eu que sou um bocado obcecada com as limpezas, o ter a casa sempre impecável e depois de ler este seu comentário acima apercebo-me que perco momentos que podiam ser de relax e transformo-os em tempestade :-(
      Olhe, ainda bem que li este seu comentário... Deixou-me a pensar!!! Mesmo...
      Beijinhos grandes Manuela***

      Eliminar
  19. Olá Manuela,
    Desconhecia estes frutos mas pelo aspecto, devem ser deliciosos :) até fiquei com vontade de os provar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas! Os araçais são um fruto muito delicado, não dá para enviar pelo correio!! Beijocas

      Eliminar
  20. Manuela, minha amiga consegue superar tudo! Todas as suas mesas são lindas :) já vi uma com aqueles copos de bicos que adorei, e uma outra de um lanche no exterior, mas esta está mesmo muito bonita e delicada, adorei cada pormenor..... a renda, o vermelho, a loiça.... tudo!!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lúcia querida, que bom vê-la por aqui... Fico muito feliz por saber que gostou das minhas mesas! Muito obrigada, beijinhos para si e para as pequeninas!

      Eliminar
  21. Com tudo esqueci-me dos frutos :D Devem ser deliciosos, mas nunca provei! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São deliciosos! Se não fossem tão delicados, mandava para a Lúcia provar:):)

      Eliminar
  22. OLá Manuela, não conhecia essa fruta! Apesar de eu não ser grande referencia para frutas, essa é que é a verdade. Quanto à mesa, linda, linda. Super romântica. Adorei os individuais iguais aos guardanapos, e estes com a renda, muito giros. Sobre os repousa talheres: já me tinha lembrado deles algumas vezes, valeu a pena, fazem um vistaço, são mesmo de uma cerâmica muito bonita. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! Calculei que te lembrasses dos pousa talheres...
      Os individuais e os guardanapos, foram mandados fazer, já os tenho há muito tempo, desde que os miúdos eram pequeninos...
      Continuas de viagem? Julgo que a Evelyne quer falar contigo acerca do novo encontro de blogers. Beijinhos

      Eliminar
  23. Oi anjo! Tudo bem?
    Como sempre sua mesa esta maravilhosa. Amei!
    O repousa talheres é demais!
    Beijos doces

    ResponderEliminar
  24. Olá Manuela, apesar de não ter tempo para o meu blog, pois tenho a casa em obras, não deixo de ver o que publicam os meus blogs preferidos.
    Como é o caso, passo sempre por aqui para ver as novidades...
    Como sempre uma mesa maravilhosa! Tudo lindo!
    Quanto ao fruto, não conheço, mas parece delicioso.
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  25. Olá querida Manuela que saudades de ser visita nesta sua casa...Mais uma vez uma visita de beleza e conhecimento...obrigada minha amiga!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  26. Ora aí está um fruto que eu nem sequer sabia que existia. E adorei conhecer. É um fruto bonito, e com tantas qualidades, definitivamente adoraria provar. Obrigada por me dar a conhecer esta boa novidade. E não acho que os pousa talheres lhe tenham retirado protagonismo. Já em relação ao serviço branquinho, não digo o mesmo... Suspiro. Mais beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Margarida! Tem de plantar aí no seu campo... Bjinhos

      Eliminar
  27. Oi, Manuela, eu te contei que tive pneumonia? Pois é, estive muito sem disposição e tudo levou mais ou menos 1 mês (gripe, pneumonia, recuperação). Hoje vim aqui deixar meu recadinho para você. Protagonismo (usado como ápice, arrebatador etc., ou seja, não só como papel/alcance do ator principal) nessas fotos só mesmo o da fotógrafa, que é supimpa! Aqui temos vários atores principais: a louça lindíssima, os pousa talheres, os talheres, as taças, a quinta como pano de fundo, todos os elementos que compõem este 'tableau', verdadeira pintura still life, que no nosso português é traduzido como natureza morta, mas me diga: como pode ser natureza morta se esses tableaux sempre nos chamam à vida??? Bom, enfim, voltemos ao post: sabe que eu acho que os seus araçais são os meus araçás? Se forem, são as frutinhas da minha infância, numa região onde tínhamos um sítio e estes frutos ficavam numa mata na frente dele! Fui ao dicionário e procurei araçaleiro e achei araçaeiro o Psidium cattleyanum!!! Os gêneros são o 'Psidium' e o 'Campomanesia'. Veja se o seu é esse !!! E tem uns 14 tipos de araçá!). Resumindo: tudo um encanto só! Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tereza querida! Você é um doce!!! Espero que já esteja melhor... As pneumonias precisam ser muito bem curadas para não deixar sequelas. A minha filha também teve pneumonia, e ficou um mês sem poder sair de casa... Tadinha!
      Os meus araçais são mesmo os seus araçás!! Aliás acho que originariamente este fruto era oriundo das florestas amazónicas! E sei que no Brasil eles são muito conhecidos. Adorei o seu comentário! Beijinhos grandes!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares