As primeiras tentações de outono!

     Olá!
    Com o equinócio de outono já chegaram os dias mais curtos, o clima mais ameno, e a natureza começa a parecer uma aguarela de matizes de torrado e amarelo. Simultaneamente, parece que se entra num período de introspecção e sossego, onde não há tempo para desinquietar a mente. E daqui a dias, a chegada do frio convida a permanecer mais tempo em casa, e nada melhor do que começar a fazer aqueles doces que irão aquecer os serões de inverno, sem ter de fazer contas às calorias....
Por aqui, já demos inicio às variadas compotas e doces de figo. E enquanto o tempo o permitir, ainda se vão saboreando no exterior.







         Ouço por aí, que as cores de outono deixam os ambientes com um toque intimista e sofisticado. Eu diria antes, um toque despojado. Decorar os espaços com cores e elementos da natureza, torna os ambientes aconchegantes, calorosos como eu gosto. Ter a natureza por perto, e poder trazê-la para dentro de portas, sem grandes pudores, é sem dúvida alguma recriar um estilo de vida sustentável, em que o olhar é constantemente direccionado para o que nos rodeia e de certo modo, envolve. Mas isto são as tais manias... minhas e de muita gente.






       Enquanto isso, já se vão registando´- e aceitando- ideias para novos sabores, novas tentações que dentro de dias invadem a cozinha de novos aromas!






  Continuação de uma boa semana!

  Manuela




Comentários

  1. Adoro compotas! São uma perdição! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Una fotos preciosas que invitan a sentarse a la mesa y si ,llevas razón ya mismo los días son más cortos y fríos y apetece estar en casa haciendo algo como estas mermeladas que son una delicia , una entrada muy linda. Besos

    ResponderEliminar
  3. Que ricas tienen que estar Manuela!
    En esos días cortos apetece por la tarde un buen café y unas tostadas!
    Unas fotos preciosas.
    Besos

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela: as tuas mesas parecem tiradas de revistas de decoração. Lindas, diria mesmo românticas, que fico com vontade de me sentar e saborear um pouco de tudo.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  5. as suas mesas são sempre muito bonitas. só uma pergunta , se possível: qual o nome do livro que está na fotografia? Obrigada, Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia! Muito obrigada pelo seu comentário!
      O livro é muito conhecido: " a horta mês a mês" de Alan Buckingham. Pode encontrá-lo na Fnac.
      Beijinho, Manuela

      Eliminar
  6. Olá Manuela!
    Tentações são as suas mesas sempre tão bonitas, inspiradoras e cheias de coisas boas! É impossível ver esta delicia de imagens e não ficar cheia de vontade de entrar por elas a dentro!
    Beijinho minha querida*

    ResponderEliminar
  7. Olá Manuela,
    am liebsten würde ich mich an deinen wunderschön gedeckten Tisch setzen.
    Ganz liebe Grüße,
    Christine

    ResponderEliminar
  8. Tanta inspiração para decorar essas tuas mesas Manuela, fico sempre a viajar no tempo e a pensar como seria bom, sentar-me tomar um chá, comer um docinho e contemplar essa natureza lindíssima.
    Parabéns,mais um post que me encanta.
    Beijinho grande!😉

    ResponderEliminar
  9. Olá Manuela como sempre a fazer crescer água na boca.
    Que ricos figos, adorooo!
    Esse serviço de chá é muito lindo e aposto que é antigo.
    Beijinhos e continue a mostrar as suas delicias:)

    ResponderEliminar
  10. Achas mesmo que o Outono não traz inquietação à mente? Pois eu acho-o muito propenso à melancolia, apesar de nos trazer umas cores tão belas e uma luz tão límpida. Mistérios sazonais...
    Mas a tua mesa e as tuas compotas, Manela, não estão nada melancólicas, muito pelo contrário! Saboreia-as bem, tu e os teus!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Manuela :)
    As imagens e a sua escrita são sempre de cortar a respiração.
    A imagem de fundo parece se muito com um lugar que temos na ilha ;)
    A minha mummy tem um serviço igual ao seu que tem anos, lindo sem duvida .
    Aqui também já fizemos doce de figos e uva americana já vai lembrando a natal ;)
    Tenha uma boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela, o doce de figo tem uma cor linda e a tua porcelana chinesa é muito diferente da que se costuma ver! O outono é uma das minhas estações prediletas, adoro os tons terra que a natureza nos propõe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Hola Manuela querida ,, que bueno que llegue el otoño por allá con sus bellos colores ,,, linda esa porcelana ,,, me encanta como siempre esas decoraciones que usted realiza con mucha delicadezs

    ResponderEliminar
  14. Começei há pouuco tempo a gostar de does e compotas, e só porque os começei afazer e a dosear o açucar ao meu gosto. Tive um conjunt da vista alegre igual a esse, e o de jantar tambem. Hoje está na casa da minha mãe e quase nunca sai de dentro do armário.
    Beijinhos bom fim de semama.

    ResponderEliminar
  15. Eheh, estou a ver que a Manuela também é cheia de manias de Outono! Pois, e como bem refere, não é a única. Adoro o Outono! E essa mesa com esses doces, não podia estar mais convidativa. Fico sempre vontade de estar aí consigo, num bom momento lento, a conversar e a saborear :) Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  16. Sim, o Outono já chegou de vez :)
    Com cores lindas e vontade de comidas quentinhas!
    Essas compotas pedem uns scones!
    Parecem óptimas. Linda mesa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Adoro o Outono e as suas compotas , também tenho a mania de aproveitar a fruta que o verão nos dá para as compotas dos meses mais frios , mas de figo nunca fiz :)))
    E a paisagem que tem deixe-me dizer que é maravilhosa .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Manuela,

    Que linda mesa, a louça é maravilhosa e o doce tem um aspecto ótimo que fiquei com vontade de comer, rs. O outono é minha estação preferida, temperatura amena e a cor maravilhosa de todos os tons de laranja!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Olá Manuela. Este ano comi imensos figos. E uma compota de figo é coisinha para ser deliciosa. E os frascos estão tão bonitos com essas etiquetas personalizadas, a Manuela pensa em todos os pormenores. Que venham mais dias amenos típicos de Outono para prolongar as suas estadas no exterior. Beijinhos outonais :-)

    ResponderEliminar
  20. Olá Manuela,
    Vc. como sempre a nos fazer salivar.
    Que lindos figos, adoro!
    Esse serviço de chá é muito lindo. Será louças antigas?
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Me encanta la mermelada casera y en especial la de los frutos de finales de verano y otoño (este año por fin pude hacerla).
    Qué maravilla poder disfrutar de ese entorno natural alrededor de tu casa, es precioso Manuela <3

    ResponderEliminar
  22. Cara Manuela,
    Sempre que possível também tento aproveitar o bom tempo...
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  23. Fotografias magníficas como sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares